sexta-feira, 24 de julho de 2020

RESERVA BOTÂNICA DA MATA NACIONAL DOS MEDOS – TRILHOS E PERCURSOS – 6. TRILHOS DO CABO DA MALHA


Corre-me nas veias o aroma dos pinheiros mansos; Corre-me nas veias o silêncio da Mata tranquila; Corre-me nas veias a brisa e o marulhar do Mar; Corre-me nas veias o caleidoscópio das cores das flores consoante a estação do ano; Corre-me nas veias as pegadas dos animais e das aves que habitam a Mata; Corre-me nas veias os voos e a "voz" dos corvídeos. A MATA DOS MEDOS É O MEU VÍCIO!
PELOS TRILHOS DA MATA DO CABO DA MALHA A POENTE E A NASCENTE DA ESTRADA REAL COM O MAR ALI TÃO PERTO
Deixamos o carro estacionado em segurança numa das zonas fora-da-estrada junto à EN377, onde já deixou se ser arruamento urbano (rua Dom João V) e passou a ter cariz florestal, depois de passarmos a “Descida da Fonte da Telha” cerca de 200 metros à frente.
Por uma entrada pedonal penetramos na zona de mata, Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos, dirigindo-nos para poente na direcção do mar Atlântico por trilho na sombra de frondosos pinheiros.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Trilho
Fomos de imediato surpreendidos pela cor forte da Centáurea lusitânica “Centaurea sphaaerocephala s. lusitanica”, nas fases de início de floração e de floração completa. Logo adiante, num miradouro natural, a vista soberba do Mar Atlântico com o Cabo Espichel, o “Barbarico Promontorium” dos romanos, ao fundo.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Cabo Espichel, o “Barbarico Promontorium”
A Primavera ainda há pouco a dar os primeiros passos oferecia-nos um dia radioso que a Natureza aproveitava para colorir os caminhos com um floral maravilhoso: A Aroeira “Pistacia lentiscus” com a sua folhagem característica e flores avermelhadas a despontar; A Salsaparrilha-bastarda “Smilax áspera” trepadeira a emaranhar-se noutros arbustos; A alva Estevinha “Cistus salviifolius” e Urze-das-vassouras “Erica scoparia”.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Aroeira “Pistacia lentiscus”
Numa zona de recente replantação de Pinheiros mansos, com menos de cinco anos, um magnífico espaço a mostrar toda a vitalidade da Natureza. Logo mais além um vasto campo coberto de aromáticas lavandas com destaque para o Rosmaninho-pedunculado “Lavandula pedunculata”.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Rosmaninho-pedunculado “Lavandula pedunculata”
O verde do pinheiro, especialmente do Pinheiro-manso “Pinus pinea”, sempre a acompanhar-nos, mesmo quando a sua sombra não evite que tenhamos que despir alguma peça de roupa pois o calor se fazia sentir.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Pinheiro-manso “Pinus pinea”
Nas zonas mais húmidas ainda deparamos com um ou outro cogumelo que em breve irão desaparecer com a chegada do tempo mais quente.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Cogumelos
De novo junto à Estrada Florestal (que já foi a parte final em terras de Almada e seu Termo da ex-EN377) atravessamos na direcção de nascente entrando numa zona arbórea e arbustiva totalmente diversa da anterior. Estamos no Parque das Merendas do Cabo da Malha e vamos subir até à Torre de Vigia que tem a mesma identificação [Cabo da Malha].
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Parque das Merendas do Cabo da Malha
A subida é ingreme por trilhos estreitos e há que respeitar as normas da Reserva Botânica, não pisotear fora dos respectivos trilhos.
A enorme duna [Medos - médos] é evidente, os trilhos são de areia e o progresso é difícil. Muitas árvores, especialmente Pinheiro Manso e Acácias derrubadas por temporais de anos anteriores apresentam belas formas que a Natureza preserva.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Esculturas Naturais
Junto ao posto de vigia do Cabo da Malha, algo danificado pelos temporais recentes [2018], o olhar perde-se para lá do amplo espaço até à serra de Sintra, ao Monte da Lua. [O Posto de Vigia foi reconstruído a tempo de ficar operacional para a época dos fogos de 2019]
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Posto de vigia do Cabo da Malha
Esperamos por vós para melhor conhecermos a Mata.
RBMNM – Trilhos do Cabo da Malha – Esperamos por vós para melhor conhecermos a Mata
© Victor Reis, 20180404 [Oficina das Ideias] [Olho de Lince] [Histórias da História da Charneca de Caparica] [RB Mata Nacional dos Medos] [Trilhos do Cabo da Malha] [20200724]
© Protecção dos Direito de Autor ao abrigo do Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março, e alterado pelas Leis n.ºs 45/85, de 17 de Setembro, e 114/91, de 3 de Setembro, e Decretos-Leis n.ºs 332/97 e 334/97, ambos de 27 de Novembro, pela Lei n.º 50/2004, de 24 de Agosto, pela Lei n.º 24/2006 de 30 de Junho e pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril [Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos]

Sem comentários:

Enviar um comentário